Invisível ao Toque – Nat Bespaloff

Eu sempre fico com pé atrás quando leio um livro de fantasia. Pois esses tipos de livro são uma viagem. Para eu gostar da história, ela precisa ser muito bem escrita. Precisa de detalhes, de argumentos que façam me envolver e “aceitar” os fatos escritos nela.

invisivel-ao-toqueO Invisível ao Toque, escrito pela Nat Bespaloff, é do tipo de livro que é viagem total. É um romance embalado por feitiço secular e bruxaria. A ideia do livro é boa. Mas não me agradou de forma geral. Os personagens não me cativaram. Não me envolvi com nenhum deles. Não comprei a história. Faltou detalhe… informações que transportassem o leitor do real… para a fantasia criada.

Sim. Nat Bespaloff escreve de maneira simples. É um livro fácil de ler. Só não gostei de uma característica no estilo de texto. Percebi que ela gosta muito de usar conjugação no futuro simples, usando o verbo auxiliar “ir” no presente do indicativo antes de um verbo no infinitivo. Não há problema em usar a língua coloquialmente… mas toda hora que eu lia algo do tipo “irei tentar”… pensava “Por que ela não usou tentarei?”. Impliquei com isso. (risos)

Outra coisa que me irritou foi o nome da personagem principal: SVEKTLANA. Horrível, não? Pior! O nome completo era Svektlana da Silva Souza. Li a história inteira esperando encontrar o motivo para esse nome, pensei que fosse alguma classe de bruxa… sei lá. Não teve explicação. Uma maldade de nome. Era melhor tê-la chamado de Fulana.

Coisas boas do livro:

  • A capa do livro é linda.
  • A história é criativa; a autora é criativa.
  • Autora tem um bom sendo de humor. Irônico. Debochado. Dei boas risadas;
  • Curti muitas frases do livro. Meu Highlight do kindle ficou recheado de partes do livro, que compartilharei futuramente no citações; Se acessar o site da autora, encontrará disponível várias citações do livro personalizadas.
  • Expressões brasileiras. No inicio estava estranhando, achando muito brega. Mas depois “super curti”. Tenho hábito de ler em inglês e a maioria dos livros que leio em português são traduzidos. Deu uma valorizada na nossa cultura.
  • O suspense do final. Gostei do desfecho. 

De forma geral, concluo que Nat Bespaloff tem um potencial como escritora. Tenho certeza que os próximos livros serão mais maduros e mais criativos ainda.

Outra coisa, não se assuste com minhas criticas também. São pessoais. Talvez quem goste de fantasia, bruxaria, se identifique e ame o livro. E discordem com tudo que escrevi. (risos)

Uma resposta para “Invisível ao Toque – Nat Bespaloff

  1. Que pena que você não gostou do livro! Mas de fato, a capa é linda! Porra, SVEKTLANA da Silva é foda!

    Beijos

Deixe um comentário

