Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Sou big-fã da trilogia Jogos Vorazes (da Suzanne Collins), composta pelos livros: Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança.  Decidi reler a série e resenhá-la aqui no blog para vocês, por conta da estreia mundial do filme Em Chamas, no dia 22 de novembro.

jogosvorazesO livro Jogos Vorazes introduz aos leitores a saga de Katniss Everdeen. Ela vive em Panem, uma nação que se ergueu após o fim da América do Norte. Panem é formada por 12 miseráveis distritos, que são governados severamente pela Capital. Como forma de demostrar seu poder pelos distritos, a Capital realiza anualmente o reality show chamado Jogos Vorazes, uma competição no qual cada distrito sorteia um jovem e uma jovem, de 12 a 18 anos, de cada distrito, para lutarem até a morte em uma arena.

A autora Suzanne Collins começa o livro narrando um pouco da vida da jovem de 16 anos, que vive com sua mãe e sua irmã no pobre Distrito 12. Fala das dificuldades que ela enfrenta, de como ela sustenta sua família e de seu amigo Gale. A narrativa é feita no dia da Colheita, data em que a Capital sorteia os tributos para os Jogos Vorazes. Para o seu azar, Prim, sua irmã, é escolhida para o sangrento programa televisivo. Katniss não vê escolha e se candidata para ir em seu lugar.

Katniss é uma menina forte, sobrevivente e inteligente. Mas não tem alguns dos requisitos que ajudam a vencer no torneio, ela é não é carismática e adorável. Porém, de certa forma, o destino ajuda a menina. Ela tem como figurinista Cinna, que a transforma na garota em chamas. O outro tributo do seu distrito, Peeta, se declara apaixonado por ela em entrevista ao vivo. Como eles não poderão ficar juntos, pois só um pode vencer a batalha, os idealizadores dos Jogos Vorazes os titulam como amantes desafortunados.

Conforme dá para perceber, a história não é nada agradável. Tem muito sangue, muitas mortes. Muito sofrimento. Muita tragédia. Mas mesmo com tudo negativo, é uma história de sobrevivência. É um livro lindo. Katniss e outros personagens são serem pensantes. Além de traçarem suas estratégias. São seres críticos.  São contra o sistema de Panem. Suzanne amarrou muito bem a história. As coisas acontecem não por magias, tudo tem lógica.

O livro traz muita emoção. É do tipo que não tem como parar de ler. Da primeira vez que li, em 2012, terminei os três livros em cinco dias. Parei de viver. Quando estava no trabalho, estava sufocada. Ficava olhando o relógio para dar a hora de ir embora e poder continuar a leitura na barca, no ônibus… onde desse. Tinha que saber o desfecho.

Estou relendo o livro, mas agora controlando minha ansiedade. Mas está difícil. Assim que postar essa resenha, vou correr para ler Em Chamas, o segundo livro da série.

Sobre o filme Jogos Vorazes

Jogos-Vorazes-filmeSe você não leu o livro e ficou interessado na história. Se você é do tipo que gosta de ler o livro para depois ver o filme. Pare! Mude de estratégia nesse caso.

Assisti ao filme com minha irmã, que não havia lido o livro. Ela me encheu de perguntas pertinentes, que tinham respostas no livro, mas não na produção cinematográfica. Mas mesmo assim ela gostou do filme.

Já para mim, que devorei a trilogia, saí do cinema com cara de arrasada. Como fizeram isso com Jogos Vorazes? O filme é uma decepção para quem leu o livro. Peca em muitos fatores. Muitos mesmo. É de dar muitaaaa raiva. Eu tenho consciência que livros normalmente são melhores que os filmes. Mas, eles mataram os pontos fortes da história. Não é atoa que trocaram quase toda a equipe da produção e direção do filme. Ele decepcionou em venda, em bilheteria e foi criticado por muitos.

Conversei com outras pessoas que assistiram ao filme e elas realmente gostaram. Por isso, proponho que aluguem Jogos Vorazes e depois leiam o livro. O filme será mais um convite para o livro.

Anúncios

Uma resposta para “Jogos Vorazes – Suzanne Collins

  1. Adorei a resenha! A série é muito boa!!! Chega logo dia 22! 🙂

    Beijoss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s